Conheça um pouco mais sobre esta atividade tão importante para o desenvolvimento da criança que trabalhamos em nossa escola!
A psicomotricidade é uma ciência que trabalha o desenvolvimento de habilidades emocionais, cognitivas e motoras das crianças otimizando o tempo de processo de aprendizagem delas. Esta técnica tem sido cada vez mais introduzida no ambiente escolar e educadores, médicos e psicólogos defendem que ela seja utilizada nas instituições de ensino para auxiliar o desenvolvimento infantil.
Em sala de aula o professor tem o papel de desenvolver atividades que combinem o lúdico com o pedagógico, identificar as dificuldades potenciais das crianças e criar estratégias que melhorem o seu desenvolvimento motor, psicológico, social, cultural e afetivo.
Para saber mais sobre o tema veja o vídeo abaixo de uma playlist do instituto Neurosaber disponível em nosso canal do Youtube.
A psicomotricidade tenta buscar as atividades certas e adequadas para cada etapa de desenvolvimento da criança. É muito importante trabalharmos ela na escola, pois as habilidades de aprendizagem têm o tempo certo para serem desenvolvidas.
A criança, nos primeiros anos está organizando conceitos e se desenvolvendo através de novas experiências . Assim, por meio de jogos e atividades divertidas, características da educação psicomotora, visamos o desenvolvimento motor, emocional e psicológico, onde a criança descobre o potencial do seu próprio corpo.
Por que a Psimotricidade envolve brincadeiras?
O aprender brincando além de ser mais satisfatório é mais eficaz pois a criança cria um mundo só seu assumindo diferentes papéis e assim estabelece contato com o mundo físico e social. Estas atividades permitem que as crianças experimentem momentos de encontro consigo e com outro, momentos de fantasia e de realidade, ressignificação e percepção, autoconhecimento e conhecimento do outro.
O contexto lúdico é essencial para a socialização, para a construção de diferentes pontos de vista, para elaboração de hipóteses e contexto de espaço e tempo. Dessa forma, a criança se desenvolve integralmente, abrangendo os âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos. Portanto, estas brincadeiras são vitais para o desenvolvimento infantil.



É através do brincar, também que podemos detectar desvios na capacidade motora e psicológica da criança e assim promover a aprendizagem em vários aspectos. Estas atividades lúdicas possibilitam descoberta e exploração, canal direto para a expressão de emoções.
Venha conhecer um pouco as áreas psicomotoras
As áreas psicomotoras favorecem o desenvolvimento global da criança quando são estimuladas adequadamente. E este assunto interessa tanto pais como professores para juntos trabalharem com os alunos integralmente.
Organização espacial-temporal
A organização temporal é quando as crianças começam a ter noção do tempo a partir do ritmo e das suas experiências, que têm começo, meio e fim. As atividades que envolvem ritmo e são situadas em presente, passado e futuro que estimulam essa área psicomotora.
Já a organização espacial é quando a criança começa percebem o mundo a seu redor e está relacionada a consciência do corpo no ambiente em que ela fica inserida. Atividades como amarelinha, boliche ,cirandas e dança das cadeiras que estimulam o movimento do corpo em determinado espaço estimulam o desenvolvimento dessa área psicomotora.
Coordenação motora global
Esta habilidade está associada à consciência corporal e ao controle da musculatura ampla para realizar movimentos complexos. Estimular essa área psicomotora envolve trabalhar habilidades como pular, correr e dançar ou seja atividades que envolvam esses movimentos, como pular corda, pega-pega e amarelinha, estimulam o desenvolvimento da coordenação motora global da criança.
Coordenação motora fina
A Coordenação motora fina está associada com o controle dos pequenos músculos, como movimento das mãos, da face e visual. As atividades que estimulam a coordenação motora fina são mais elaboradas, como recortes, desenhos e até mesmo amarrar os sapatos. A estimulação dessa área psicomotora é importante para que a criança aprenda a segurar no lápis, por exemplo, para poder escrever.
Lateralidade
Esta é a área psicomotora relacionada à consciência de que o corpo tem dois lados e favorece o domínio do próprio corpo e a coordenação motora. As atividades que estimulam esta área são aquelas que trabalham os lados do corpo separadamente, como pular de um pé só, e também as que envolvem equilíbrio, como pisar em cima de uma corda colocada no chão.
Esquema corporal
Esta habilidade está relacionada a consciência do próprio corpo e das partes que o compõem na qual a criança passa pelas experiências corporais em relação com os objetos e com o meio. É construída também de acordo com as relações afetivas e associada às áreas psicomotoras do desenvolvimento que levam à organização e formação da autoestima da criança.
Agora você já conhece um pouco mais sobre esta atividade que trabalhamos aqui na escola e pode entender e acompanhar as atividades que seu filho anda fazendo nas aulas pela galeria!
Referências:
XISTO, Patricia Baldecera, eLuciana Borba Benetti — A psicomotricidade: uma ferramenta de ajuda aos professores na aprendizagem escolar
BRITES, Luciana. Crianças Ativas. Londrina: Editora NeuroSaber, 2020.